terça-feira, maio 05, 2009

Contos Gauchescos faz pré-estréia no CCCEV em Porto Alegre

Na próxima terça-feira,14 de abril , às 19 horas, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre, serão exibidos os três primeiros episódios da série de televisão Contos Gauchescos: o documentário sobre a vida e obra de João Simões Lopes Neto, gravado em Pelotas em 2006, e Jogo do Osso e Os Cabelos da China, que o diretor Henrique de Freitas Lima e sua equipe gravaram em fins de 2008. Outras sessões, somente para convidados, aconteceram em Pelotas e São Gabriel, sede das filmagens dos episódios de ficção e, em Porto Alegre, no Cine Bancários.
A exibição no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo abre, pela primeira vez, a possibilidade de outros interessados em cinema e na obra de Simões Lopes Neto assistirem aos episódios e participarem do debate com Flávio Loureiro Chaves e Mônica Kanitz. Após esta oportunidade única, com entrada franca, o público poderá conferir somente através da programação da Rede Pública de Televisão, a TVE, no caso do Rio Grande do Sul.

Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é uma das obras principais da literatura brasileira. Para o Rio Grande do Sul, Simões Lopes Neto tem importância equivalente a de Guimarães Rosa para Minas Gerais e o Brasil. Por seu desenvolvimento dramático, os contos simonianos são perfeitamente adaptáveis para a televisão e cinema. Contos Gauchescos – Simões Lopes Neto nas telas tem como objetivo apresentar o grande escritor ao país em diversas mídias.

A Cinematográfica Pampeana, do diretor Henrique de Freitas Lima, é uma das principais produtoras de conteúdos para cinema e TV do RGS. Tem no curriculum Lua de Outubro (1997), Concerto Campestre (2004) e a série de TV Porteira Aberta, que a TVE exibiu de 2003 a 2005. Henrique é um especialista em temas campeiros, o que comprovou em Lua e Concerto. Visando preservar a memória de Simões Lopes Neto, o Instituto Simões Lopes Neto, com sede em Pelotas, conseguiu adquirir a moradia do escritor naquela cidade, fez a restauração do prédio com o patrocínio do Grupo CEEE e entregou em dezembro de 2005 à comunidade um centro cultural atuante.
A união destes parceiros viabilizou o Projeto Contos Gauchescos – Simões Lopes Neto nas telas. Trata-se de uma série de TV com sete episódios de 25 minutos cada, o primeiro documental sobre a trajetória de Simões Lopes, e os demais ( Trezentas Onças, Os Cabelos da China, Contrabandista, Jogo do Osso, No Manantial e Negro Bonifácio) ficcionais. Henrique de Freitas Lima dirige os episódios de ficção e Pedro Zimmermann o documentário. A captação de imagens é em HD – vídeo de Alta Definição, com som direto e finalização digital.
Para a sessão especial no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, foram convidados o professor Flávio Loureiro Chaves, doutor em literatura e especialista na obra de Simões Lopes Neto, e a jornalista especializada em cultura, Mônica Kanitz. O público assitirá a sessão e terá a oportunidade de ouvir e debater com os convidados.

OS EPISÓDIOS
Para filmar os episódios JOGO DO OSSO e OS CABELOS DA CHINA, foi utilizada uma câmera RED que captura imagens em 4k de definição equipada com lentes 35 mm.

A TVE Piratini exibirá os sete episódios em horário nobre durante sete domingos consecutivos. A TV Brasil exibirá a série em rede nacional. O projeto terá versão em cinema de longa metragem, DVD com a série completa e CD com a trilha sonora. A versão em filme de longa metragem deverá ser exibida no Festival de Gramado.

O documentário que abre a série, SIMÕES LOPES NETTO – ENTRE O REAL E O IMAGINADO foi patrocinado pela CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica. Os episódios filmados em São Gabriel tiveram o patrocínio da ARACRUZ, RANDON, CEEE, PLANALTO TRANSPORTES E BRDE. Os apoiadores locais foram ARROZ URBANO e FRIGORÍFICO MARFRIG. Está previsto para o primeiro semestre de 2009 a conclusão das filmagens dos demais episódios, dependendo de captação de recursos.

O elenco do filme conta exclusivamente com atores gaúchos, residentes no Estado ou no centro do país. Atuaram em JOGO DO OSSO Evandro Soldatelli(Chico Ruivo), Renata de Lélis (Lalica), Tiago Real (Osoro), Pedro Machado (Blau Nunes), Miguel Ramos (Arranhão), Lourdes Eloy (Mercedes) e Zeca Brito (Nero). Estrelaram OS CABELOS DA CHINA Leonardo Machado (Blau Nunes), Juliana Thomaz (Rosa), JN Canabarro (Juca Picumã) e Roberto Birindelli (Capitão Farroupilha). O elenco secundário é formado por atores selecionados em São Gabriel e teve excelente desempenho.

Estão confirmados para as próximas fases MARCOS BREDA , DANIELA ESCOBAR, SHERON MENEZES e cogitados JULIA LEMMERTZ, SILVIA PFEIFER, ITTALA NANDI, PAULO JOSÉ e muitos outros.

O Quê:
Exibição dos três primeiros episódios da série de televisão Contos Gauchescos: o documentário sobre a vida e obra de João Simões Lopes Neto e Jogo do Osso e Os Cabelos da China com debate
Quem:
Diretor Henrique de Freitas Lima, debate com Flávio Loureiro Chaves e Mônica Kanitz
Quando:
14/04/2009 – terça-feira, às 19h00
Onde:
Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre/RS)
Quanto:
Entrada Franca

Ficha Técnica dos episódios

Direção Geral: HENRIQUE DE FREITAS LIMA
Direção : HENRIQUE DE FREITAS LIMA (ficção) e PEDRO ZIMMERMANN (documentário)
Roteiros: HENRIQUE DE FREITAS LIMA e PEDRO ZIMMERMANN
Fotografia: EDUARDO AMORIM
Arte: ADRIANA BORBA
Música: SERGIO ROJAS
Montagem: CESAR CUSTODIO
Coordenação de Produção: GINA O`DONNELL e FERNANDO MARQUES
Coordenação Administrativa: CARMEM CURVAL
Consultoria: COLMAR DUARTE
Assessoria Jurídica: CESNIK, QUINTINO e SALINAS
Produtores Associados: APEMA e START VIDEO PRODUÇÕES

Projeto patrocinado pela Aracruz Celulose, empresas Randon, CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica, BRDE – Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul, Planalto Transportes, e apoiado pelas Prefeituras Municipais de Piratini , Santana do Livramento e São Gabriel, Arroz Urbano e Frigorífico MARFRIG.

Financiamento pela Lei Federal 8.313/91 – Lei Rouanet e LIC – Lei Estadual de Incentivo à Cultura – RS
Fonte: ACS/CCCEV - Foto Divulgação

Nenhum comentário: